Definição
É um malware criado com o intuito de bloquear sistemas ou arquivos, exibindo o pagamento de uma taxa especifica. O sistema volta ao normal somente depois do pagamento do valor determinado. É um sistema de lucro totalmete criminoso, como se fosse um sequestro virtual.
Como se propagam
Os ransowares se propagam quase da mesma forma que qualquer outra malware, como em algum e-mail, serviços de mensagens estantanêas (WhatsApp, Skype), redes sociais (Facebook, Twitter) e sites falsos que são os principais meios desse crime.
Em quase todas as ransowares existe alguma tática, exibindo em sua maioria uma mensagem que é acompanhada de um argumentos que tentam te convenser a clicar no link ou anexo levando diretamente ao ransomware. O texto pode dizer que você tem alguma dívida não paga, uma pendência com a justiça, atualizações de segurança de banco ou convite para visualizar fotos intimas de alguma personalidade famosa. São textos que tentam assustar o usuário ou estimular a curiosidade e então a pessoas tende a não ter tanto cuidado, clicando no determinado anexo ou link.
Um é exemplo simples para dizer de como funciona na pratica, é q após clicar no link ou anexo o computador deixa de funcionar e essa ransware pode se passar por uma autoridade legal, abrindo uma página que parece ser da instituição e alegando que o usuário do computador estaria realizando atividades ilegais on-line. Os arquivos são então criptografados e difíceis de desbloquear, e os usuários não conseguem recuperá-los, a menos que paguem o resgate exigido.
Prevenção contra os ransowares
O recomendado é ativar os firewalls e antivirus que tenha uma boa reputação no mercado, mas os metodos de combate não se diferem de outros malwares como:
– Tomar cuidado com anexos e links em e-mails, especialmente com mensagens em nome de bancos, lojas ou autoridades judiciais, ler cuidadosamente e-mails que tentam te deixar preocupado para você clicar.
– Cuidado com links em redes sociais e serviços de mensagens instantâneas, mesmo que a mensagem venha de uma pessoa conhecida é possivel que o computador ou dispositivo móvel pode ter sido contaminado e enviado a mensagem sem ela perceber.
– Não baixar arquivos de sites duvidosos.
– Mantenha sistema operacional e aplicativos atualizados.
– Ativar recursos de segurança e privacidade do seu navegador.
– Cuidado com plug-ins ou extensões para navegadores.
– Use softwares de segurança (principalmente antivírus) de empresas com boa reputação.
– Evite usar serviços públicos de Wi-Fi, ao menos aqueles que são desconhecidos. Algumas redes podem redirecionar seu navegador para sites falsos sem que você perceba.
– Faça backup de seus arquivos regularmente para recuperá-los facilmente.
Referêcias: Info Wester, Kaspersky