Você sabe ou pelo menos já ouvir falar da nuvem privada? É modelo da família do cloud computing é bem menos conhecia pelo público, mas traz consigo exclusividade, conseguindo personalizar e obter mais performance para todo o sistema de uma empresa.
Veja mais sobre a nuvem privada em nosso post
O que é nuvem privada?
É o modelo mais comum de cloud computing, sendo utilizada para uso pessoal ou de uso geral para uma companhia. Usando esse tipo de nuvem, se torna possível contratar recursos de um provedor e divide essa infraestrutura para todos os clientes de determinado serviço.
Esse modelo fornece uma utilização parecido com o modelo público, obtendo uso remoto, escalabilidade entre muitas outras vantagens. A diferença, nesse caso, a infraestrutura é dedicada, criada e disponibilizada de acordo com as necessidades da empresa.
A nuvem privada pode ser oferecida em dois modelos:
- Serviço (PaaS): Quando a TI tem um ambiente exclusivo e virtualizado para gerenciar aplicativos, desenvolver e monitorar o sistema da empresa.
- Serviço (IaaS): Quando, além da virtualização dos sistemas e softwares, o próprio armazenamento e computação são fornecidos remotamente pela empresa provedora.
Ou seja, a nuvem privada traz todas as características de uma cloud computing, mas sem dividir espaço com outros clientes.
Benefícios da Nuvem Privada:
- Suporte exclusivo
- Escalabilidade
- Economia nos investimentos
- Disponibilidade
- Customização de infraestrutura
- Suporte exclusivo
- Segurança