Fintech

Resultado de imagem para fintech

O termo Fintech surge da combinação de duas palavras em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia). É utilizado para definir startups, que se aproveitam do amplo desenvolvimento tecnológico, criando serviços modernos para o meio financeiro.

Tendo maior escalabilidade e oferecendo mais desburocratização dos processos organizacionais, que não é nada comum nos bancos convencionais.

As fintechs oferecer soluções específicas para o mercado financeiro, combinando todos os seus atributos de modo que em áreas dos seguros e empréstimos (entre outros serviços bancários) ao crowdfunding e blockchain.

Como as fintechs atuam ?

As fintechs atuam focadas em soluções digitais, essas empresas criam soluções com base em problemas que são encontrados em empresas tradicionais (como os bancos), pois se mostram incapazes de resolver questões tanto em relação as pessoas físicas e jurídicas.

Entre os motivos para essa “ insuficiência ” pode-se citar a burocracia já instalada em grandes negócios, o posicionamento de mercado confortável e a dificuldade em se situar diante das mudanças velozes deste tempo.

As fintechs, contudo, identificam os problemas e se concentram em idenfica-los, criando novas referências no mercado financeiro e estabelecendo novas estruturas de serviços.

Entre algumas das principais soluções oferecidas pelas fintechs, pode-se citar as contas bancárias digitais, os empréstimos online e a gestão financeira.

Quais são os tipos de fintech que existem?

Categorizar fintechs não é simples, pois com o passar dos anos, novos modelos de negócios são adicionados à categoria. Mas colocamos em visão geral das principais áreas de atuação das fintechs atualmente.

Blockchain & Bitcoin

Blockchain é o nome das plataformas onde ocorrem as transações de criptomoedas (sendo que o bitcoin é uma destas) e oferecendo espaço para operações e transações, entre outros serviços relacionados.

Exemplos: BitCoinGotYou e Mercado Bitcoin.

Crowfunding

O crowdfunding é o termo usado para definir as atividades de financiamento coletivo, nas quais pessoas físicas se unem para viabilizar projetos de interesse social (como projetos de ONGs, por exemplo).

Exemplos: Catarse, Kickante e Vakinha.

Empréstimo e negociação de dívidas

Se você é uma pessoas que já precisou solicitar um empréstimo, negociar ou renegociar dívidas, sabe muito bem como o procedimento das empresas tradicionais são burocráticos.

Tendo isso em mente, as fintechs que atuam voltadas para esses serviços facilitando o acesso às linhas de crédito, através do microfinanciamento, e possibilitando a realização das renegociações através da internet. Deixando esse tipo de processo cada vez mais simples e prático.

Exemplos: Easy Crédito, Mutual e Trigg.

Gestão Financeira

Um dos grandes problemas das pessoas (e também de empresas) é a organizado em relação às finanças. Para facilitar a organização dos seus orçamentos, as fintechs de gestão financeira oferecem produtos ou aplicativos que conseguem automatizar os seus processos.

Exemplos: ContaAzul, GuiaBolso, Mobills e Organizze.

Investimentos

Nesse caso, as fintechs desenvolveram soluções com o intuito de facilitar e democratizar o ato de investir.
Exemplos: Magnetis, SmarttBot, Mais Retorno.

Pagamentos

Cartão de crédito, máquinas de cartão, cartão pré-pago… As fintechs que comercializam esses produtos se concentram em simplificar o processo de compra e venda, facilitando principalmente as atividades do varejo.

Exemplos de fintech que atuam focadas em pagamentos: Mercado Pago, Mob2all, Nubank, PagSeguro Uol, PagTag e PicPay.

Seguros

As fintechs de seguros tem o objetivo de encontrar o produto correto para cada cliente, utilizando ferramentas digitais que permitam a personalização da escolha.

Exemplos: Bidu, Compara Online e Tá Certo.

Resultado de imagem para fintechs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *