IBM


A IBM uma marca que já passou dos 100 anos, começou fazendo máquinas bem diferentes do ramo atual e também revolucionou a indústria mais de uma vez. Em grande parte os produtos da empresa foram concebidos e desenvolvidos para registrar, processar, comunicar, armazenar e recuperar informações desde as suas primeiras escalas, tabulações e relógios até os poderosos computadores de hoje e as vastas redes globais.
Para entendermos melhor como a IBM ajudou a criar a tecnologia da informação ao longo dos anos e o que fez para estar hoje na vanguarda de uma indústria mundial que vem revolucionando a maneira em que as empresas, organizações e pessoas operam e prosperam, vamos voltar no tempo e acompanhar o início dessa evolução tecnológica.

Como tudo começou ?

 

Herman Hollerith (1860 – 1929)

Tudo começou nos Estados Unidos com o estatístico estadunidense Herman Hollerith, ao analisar uma solução eficiente para o censo de 1890 dos Estados Unidos. Hollerith inventou diversas máquinas elétricas que permitiram a soma e a contagem de dados, os quais eram representados pelas perfurações distribuídas em uma fita de papel. Desse modo, estabeleciam-se circuitos elétricos e os dados representados pelas perfurações eram computados automaticamente de forma mais rápida. Estados Unidos puderam acompanhar de perto o crescimento de sua população. Esse é o famoso “holerite” que vemos nos contracheques todo mês.
Mas a IBM surgiu oficialmente em 1911, quando o banqueiro Charles F. Flint sugeriu a Hollerith uma junção entre as companhias International Time Recording Co, de registradores mecânicos de tempo, e Computing Scale Co, de instrumentos de aferição de peso, e com a Tabulating Machine Company para formar a Computing Tabulating Recording Co. CTR, que futuramente se tornaria a IBM.

A Maquina de Hollerith chamada de “tabuladora” capaz de recolher e contar dados de maneira eficiente e com precisão do que os processos feitos manualmente.

A CTR em seu mercado inicial era bastante variada, desde fatiadores de carde ou queijo e os cartões perfurados, entre muitos outros produtos. Com sua sede em Nova York ao todo a CTR tinha 1300 funcionários. Os negócios ficaram muito diversificados e com isso o gerenciamento ficou cada vez mais difícil. E a CTR precisava de um reforço, com essa necessidade foram pedir ajuda ao ex-executivo do National Cash Register Company, que era ninguém mais que Thomas J. Watson. Que em 1914 se tornou gerente da empresa, pois Watson com sua experiencia em vendas implementou uma serie de táticas de negócios muito eficaz e absolutamente inovadora para a época,  e também pregando uma perspectiva positiva e, fez com que o seu slogan favorito, “THINK” se tornasse um mantra para os funcionários da companhia, com isso após 11 meses Watson se tornou o novo presidente da CTR.

 

De CTR para IBM

Logo da IBM em 1924

 

A empresa foi crescendo cada vez mais, tanto em número de pessoas como também em experiências, os produtos já existentes ganhavam maior qualidade, surgiam novas máquinas e com elas novos escritórios de vendas e mais vendedores. Está mudança é vista em fevereiro de 1924, quando o nome da empresa muda para International Business Machines Corporation (IBM).

 

 

Internacionalização da IBM

 

A IBM teve uma expansão internacional e o primeiro país fora dos Estados Unidos que é implantado um escritório, foi aqui no Brasil no Rio de Janeiro em 1917 com o intuito de ajudar na prestação de serviços públicos as perfuradoras e tabuladoras. Três anos depois, o censo foi realizado no Brasil usando máquinas da CTR. As décadas de 20 e 30 são difíceis, especialmente pela quebra da bolsa de Nova York. A IBM usa essa época pra se manter de pé e expandir.

 

Ascensão de Watson Jr

 

Thomas J. Watson, Jr. (esquerda) aceita os parabéns de seu pai ao ser nomeado CEO da IBM em 1956.

Nos anos 50 quem assume a presidência da IBM é seu filho Thomas J. Watson Jr. No início uma das principais marcas de Watson Jr foi a mudança para uma empresa moderna. Começando a transformar a IBM que era líder da Indústria em uma gigantesca empresa que abrange o mundo inteiro. Focalizando a IBM para o desenvolvimento e comercialização de tecnologias de computadores eletrônicos, criou e institucionalizou as práticas de gestão empresarial profissional, e codificou a filosofia e os comportamentos não escritos nas políticas e programas formais da IBM. Essas inovações tecnológicas, empresariais e sociais impulsionaram a IBM em 1960 como líder mundial de alta tecnologia.

Avanços tecnológicos e o primeiro estouro

 

IBM NORC – Naval Ordnance Research Calculator

Nos anos 50 a IBM conseguiu inovar com o IBM 701, primeiro computador científico comercial da empresa. Chegaram ainda o IBM 650, primeiro computador da história lançado em massa, e o Naval NORC (Ordnance Research Calculator), usado pela Marinha e que foi respeitado e dito como o computador mais poderoso do mundo.
Mas em 56, quando Watson Jr assume o lugar de seu pai, a IBM começa a estudar mais sobre inteligência artificial. Pois, na década de 50 um funcionário programou um dos PCs pra jogar damas e aprender com os próprios movimentos. O RAMAC foi outro destaque, um modelo que apresentava uma unidade de armazenamento de disco magnético com acesso aleatório. Com ele ainda foi apresentado a FORTRAN, uma linguagem que ficou muito conhecidas em trabalhos mais técnicos.

System/360

O primeiro estouro sem dúvida veio após o surgimento do System/360 em 64, foi o primeiro computador que realmente muda a indústria e que tem inúmeros sucessores ao longo dos anos. Antes dele, os modelos eram todos incompatíveis entre si e você não podia simplesmente fazer um upgrade no hardware. Com esse mainframe, todos os mercados de consumidores eram atendidos, já que ele era vendido em linhas com diferentes configurações. Além disso, softwares e periféricos podiam ser instalados de um modelo pro outro. Atualmente isso é uma coisa normal e simples, mas na época foi uma revolução.

IBM diskette

Nessa mesma década, surge nos laboratórios da IBM a DRAM, a memória de acesso que usa a carga de capacitores pra armazenar dados, e a linha de máquinas de escrever Selectric. Na década de 70, Thomas Watson Jr. se aposenta por problemas de saúde e acaba a história da família no comando da IBM. Mas o substituto, Frank T. Cary, manteve o bom trabalho.
Nos próximos anos, a empresa inventou o disquete começando com um modelo de 8 polegadas. Pois é, aquele que muita gente aqui usou muito e outros nem chegaram a ver um ao vivo. Ela ainda lança precursores de duas tecnologias comuns hoje: um pai das máquinas automáticas de banco de o IBM 3660, um terminal de passar produtos em supermercados.

 

IBM Personal Computer

 

IBM Personal Computer

Esse é um dos pontos mais importante da história da IBM, é o lançamento do IBM Personal Computer, ou como chamamos em nosso dia a dia o PC, o modelo de computador doméstico e a sigla nasceram nesse período. O PC original tinha um processador Intel 8088, 16 kilobytes de memória, entrada pra até dois disquetes e monitor a cores opcional. O sistema operacional era o DOS que veio de uma empresa que na época não era tão grande chamada Microsoft.

Propaganda IBM

Ele custava aproximadamente 1500 dólares. A IBM se tornou uma das marcas mais poderosas do mundo em poucos anos e quase foi processada por monopólio, pois nenhuma concorrente conseguia encostar em sua liderança. Uma empresa que conseguia incomodar um pouco era a Apple com o Macintosh de 1984, e claramente os famosos clones. Pois existia várias pequenas empresas que conseguiram reproduzir mais ou menos o sistema do PC nas próprias fábricas. E o DOS da Microsoft podia ser licenciado pra essas outras empresas, e aí foi criada uma guerra de computadores pessoais parecidos entre si e compatíveis com os periféricos e softwares da IBM.

O foco da IBM

 

Na década de 1990, a empresa luta para criar novas estratégias no mercado, com seus altos e baixos, a IBM se compromete em fazer parte de uma grande mudança na história dos negócios, entrando a fundo em grandes e novas oportunidades de crescimento, entre os quais ficaram em destaque serviços e software, e padrões abertos para a computação. A empresa também mudou a sua cultura para reter clientes e para ser mais ágil e colaborativa. Esta mudança coincide com a vinda da internet, quando a IBM se torna a pioneira em ajudar os clientes a capitalizar sobre as novas possibilidades de computação em rede global. Com o fim do século 20, a IBM está, novamente, na vanguarda da tecnologia global e de negócios. Desde então, a empresa segue inovando e apresentando soluções para o desenvolvimento da tecnologia e, mais do que isso, vem acreditando e investindo na ideia de tornar o mundo mais inteligente.

 

Supercomputador Watson

 

Projetado em 2007, o supercomputador representa o primeiro passo em sistemas cognitivos, começando uma nova era na computação. É um computador capaz de armazenar uma grande quantidade de informações, analisar e após isso obter confiança em uma opção, respondendo as questão que lhe foi proposta. Mais do que isso, Um supercomputador que pode auxiliar profissionais, como médicos, a encontrarem respostas sólidas, em apenas três segundos. Agilidade, precisão e satisfação é o que define Watson.
Watson foi batizado em homenagem a Thomas J. Watson, fundador da IBM, que liderou a empresa durante 42 anos. O supercomputador  Watson é respeitado pois é o único que compreende uma linguagem natural, verifica hipóteses e, a cada acerto ou erro, adquire experiências que só aprimoram a sua inteligência.

 

IBM Atualmente

 

A IBM sem dúvidas está diferente, ela ainda é bem respeitada em software, serviços empresariais, pesquisa e supercomputadores. Mas alguns produtos perdem força com o consumidor e ela volta a atuar mais nos bastidores mesmo.
A empresa continua forte hoje em setores de armazenamento de dados em unidades físicas ou na nuvem como o IBM Cloud, supercomputadores, patentes de tecnologia que estão sempre em pesquisa para novas tecnologias. Não é mais possível encontrar um PC da IBM pra vender nas lojas e ela nem se ousou em competir com outras marcas como Samsung ou Apple no mercado mobile. Mas preferiu ficar nas áreas em que ela domina e a todo momento se inovando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *