A microsoft foi fundada em 1975, por Bill Gates e Paul Allen, que se conheceram ainda no colégio e compartilhavam o mesmo interesse por tecnologia.
A trajetória da Microsoft
O primeiro objetivo da empresa foi desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM. Mas 1979, a Microsoft foi contratada pela IBM para criar um sistema operacional. Gates e Allen compraram, então, o Q-DOS da Seattle Computer Products e o transformaram no MS-DOS. apesar de bem aceito, o sistema não fez grande sucesso no mercado.
Em seguida, Bill Gates convenceu Steve Jobs a participar do projeto do novo computador da Apple: o Macintosh. Com isso, a parceria entre IBM e Microsoft foi rompida. Mas em 1982, a Microsoft lança o Microsoft COBOL e a planilha eletrônica Multiplan para MS-DOS. No ano seguinte lança o Microsoft Word e o Microsoft Windows. Os dois últimos programas do pacote Office, o PowerPoint e o Excel, foram lançados em 1987, a Microsoft expandiu no mercado na década de 90. Pois 1995, surgiu o Windows 95 que se tornou um recorde de vendas. As primeiras versões vieram sem um navegador, mas observando a explosão da internet, a Microsoft, comprou um navegador da Spyglass e se tornou o Internet Explorer 1.0, o mais famoso navegador da Microsoft e do Windows, sendo o mais usado durante muito tempo. Em 1998, o Windows 98 foi lançado, sendo a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores finais.
Lançaram também o Windows Me, mas não obteve nenhum destaque. Já o Windows 2000 Professional que simplificava a instalação de dispositivos de hardware, em 2001, a Microsoft lançou o Windows XP. Com uma interface reprojetada em um centro de serviços de Ajuda e Suporte unificados. O Windows XP foi projetado para uso doméstico.
Teve também o lançamento do primeiro Xbox, com a ideia de trazer uma arquitetura semelhante ao Windows para o mercado de consoles, competindo diretamente com o PlayStation 2 e o Nintendo GameCube. Em paralelo, a Microsoft lançou o seu segundo o Xbox 360. Ele está entre os mais vendidos consoles de todos os tempos, e o mais bem-sucedido Xbox até aquele momento. O Windows Vista foi lançado em 2006, no Windows Vista foi aprimorado o Windows Media Player devido ao aumento do número de usuários que usam seus computadores como centrais de mídia digitais. No Windows Media Player, podia-se assistir televisão, ver e enviar fotografias e editar vídeos.
No fim da primeira década, os dispositivos sem fio explodiram. O Windows 7 foi lançado em 22 de outubro de 2009, os notebooks vendiam mais do que os computadores de mesa e se tornou comum usar a Internet em pontos de acesso sem fio públicos em lojas e restaurantes. As funções de telas sensíveis ao toque foram aumentadas com o Windows Touch, que permite usar os dedos para navegar, utilizar o sistema operacional com o toque, ver fotos e abrir arquivos e pastas, nessa mesma época, a Microsoft lançou o Windows 7 Mobile.
Em 2012, a Microsoft lançou o Windows 8, o foco do Windows era totalmente multimídia, com o design totalmente reformulado e sem a barra do Windows. A empresa focou também no Windows Phone, que ficaram conhecidos somente por boas câmeras, mas um péssimo sistema operacional mobile se comparado ao Android e iOS. Já em 2013, o destaque da Microsoft foi o Xbox One, o foco da primeira versão foi de ser um console multimídia. E na história recente da Microsoft, o Windows 10 foi lançado, em comemoração aos 30 anos do primeiro Windows. E mais especificamente em 2017, o Windows Phone foi oficialmente descontinuado. Nos anos seguintes a Microsoft continuou evoluindo com o Xbox One X e outras versões do Windows que sempre tem estão em atualizações.
Os softwares mais usados da Microsoft
Microsoft Word – Um programa de processamento de texto utilizado para criar, formatar, editar, salvar e imprimir documentos eletrônicos.
Microsoft Exel – Um programa de criação de planilhas eletrônicas, projetado a partir de células organizadas em linha e colunas. Este aplicativo pode ser utilizado para a realização de cálculos simples e complexos, criação de banco de dados, elaboração de relatórios e gráficos, projeções e análise de tendências, análises estatísticas e financeiras. Por esse motivo, o Excel é muito nas empresas e seu domínio é obrigatório em muitas funções.
Microsoft PowerPoint – Utilizado para a criação, edição de apresentações, nas quais você pode inserir textos, imagens, áudios e vídeos.
Microsoft Publisher – É um programa feito para a diagramação eletrônica, que consiste na edição de publicações, pelo meio da combinação de computador, programa de paginação e impressora.
Microsoft Access – Um sistema de gerenciamento de banco de dados que deixa o desenvolvimento rápido de aplicações, que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados, como a interface a ser utilizada pelos usuários.
Microsoft Project – O MS Project é um software de gerenciamento de projetos e atua em diferentes etapas de gestão, pois as esferas em que ele é mais diretamente relacionado são as missões de planejamento e controle. É o software de maior aceitação mundial para Gerenciamento de Projetos por sua facilidade de utilização e ter uma aplicação versátil.