Entenda o funcionamento dos cabos de fibra óptica. Veja os tipos de cabos de fibra óptica que existem, que são usados para transmitir dados em alta velocidade com consistência e sem interrupções, sendo torna primordial em todas as empresas.
O que é? E como funciona?
Os cabos de fibra óptica estão cada vez mais substituindo os fios de cobre para aumentar a velocidade de transmissão das informações. Estes cabos são “fios de vidro” que são revestidos por duas camadas de plástico reflexivo. Existe uma fonte de luz que é ligada e desligada rapidamente a uma extremidade do cabo de transmissão de dados. Essa luz viaja através de fios dos fios de vidro e de uma forma continua, refletindo fora do interior dos revestimentos plásticos espelhando em um processo conhecido como “reflexão total interna”.
O sistema baseado em fibra óptica tem a possibilidade de transmitir bilhões de bits e dados por segundo, e eles conseguem até mesmo levar vários sinais ao longo da mesma fibra usando lasers de cores diferentes. Esses cabos são tão finos quanto um fio de cabelo humano e podem carregar informações ao longo de grandes distâncias.
Vantagens
- Facilidade na instalação
- Dimensões Reduzidas
- Sinal seguro
- Nível maior de matéria-prima
- Menos deterioração com o tempo
- Sem interferências eletromagnéticas
- Capacidade para transportar grandes quantidades de informação
Desvantagens
- Fragilidade das fibras ópticas sem encapsulamento
- Falta de padronização dos componentes ópticos
- Custo maior
- Impossibilidade de alimentação remota dos repetidores
- Dificuldade para ramificações
Tipos de cabos de Fibra Óptica
Existem dois principais tipos de cabos de fibra óptica:
Multimodo :
As fibras multimodo foram as primeiras a serem comercializadas. Neste tipo de fibra é permitido que vários raios (modos) se propaguem simultaneamente pelo cabo. A existência de vários modos de propagação provoca a uma dispersão modal, o que limita a largura de banda.
Monomodo:
As fibras monomodo têm o core com um diâmetro muito menor que os cabos multimodo. Estas fibras permitem que um único raio (modo) se propague de cada vez. Assim consegue-se suprimir o problema das diferenças de comprimento das trajetórias, conseguindo assim uma largura de banda. São utilizadas para percorrer grandes distâncias e começam a ser utilizadas como backbones.