No mundo dos negócios não é fácil para uma pequena empresa competir com as gigantes do mercado, por esse motivo estão sempre em busca de maneiras de melhorar as suas operações, a qualidade dos serviços e a inovação. Com esse cenário nasce as tecnologias disruptivas.
Qual o conceito das tecnologias disruptivas ?
Um processo é chamado de disruptivo é quando ele sai de um funcionamento normal. Quando usamos esse termo no mundo tecnológico e corporativo, a disrupção pode ser usado como um novo modelo de negócio que nasce propondo algo diferente e inovador para o mercado, rompendo os padrões vigentes.
Para ficar mais simples o entendimento, a disrupção vem quando uma nova tecnologia surge e proporciona o surgimento de serviços ou produtos inovadores ao mercado, causando efeitos de mudança e de ruptura nos padrões e modelos já estabelecidos
Atenção: Uma tecnologia disruptiva não pode ser considerada uma revolução, pois ela não chega a derrubar uma ordem existente; o que ela faz é introduzir uma novidade que se encaixa em tal ordem.
Exemplos de Tecnologia Disruptivas
Inteligência Artificial: Softwares e robôs usam a inteligência artificial, são equipados criados para desempenhar funções semelhantes àquelas que nós, seres humanos, desempenhamos. Como os chatbots, robôs virtuais que conversam com os usuários para esclarecer dúvidas e dar as devidas orientações sobre o uso de determinados produtos e serviços.
O Machine Learning é um dos modelos de inteligência artificial. Com o uso de algoritmos, um programa consegue aprende a fazer suas tarefas da melhor forma sem ser programado para isso.
Internet das Coisas (IoT): Sempre transformados áreas como logística, vendas, saúde e meio ambiente. A tecnologia disruptiva nesse caso oferece uma mistura de conectividade e inteligência à infraestrutura física; todas as coisas (TV, carros, roupas, geladeiras, etc) passam a estar conectadas à internet.
Um exemplo que envolve a Amazon, é a loja que não tem funcionário nem filas. Na Amazon Go, o espaço é todo equipado com câmeras, sensores e QR codes que entendem quais são os produtos que os clientes tiraram ou colocaram de volta nas prateleiras; a cobrança, então, é feita diretamente no cartão de crédito.
Exemplo de empresa que aderiu a esse conceito
Netflix: Essa empresa propôs uma nova forma de consumir filmes, series, animações e etc. Antes o consumidor precisava alugar seus filmes em uma locadora, atualmente o consumidor tem um catalogo e tudo isso com um preço bem mais acessível, sem precisar sair de casa.
Mas a Netflix faz produções exclusivas, fazendo negócio com grandes estúdios de cinema, se reinventando e se mantendo competitivos no mercado.
Isto é, a tecnologia disruptiva tem o poder de transformar um mercado existente, oferecendo simplicidade, conforto, baixo custo e fácil acesso à produtos e serviços.