O teste de intrusão ou como é conhecido popularmente de Pentest, é o serviço de segurança de rede que tem o objetivo de testar o nivel de segurança da rede ou sistema, essa prevenção é feita simulando ataques que poderiam ser feitos por pessoas mal intencionadas. Dessa maneira é possível detectar se sua rede ou sistema estão vulneráveis caso algum ataque cibernético.
Existem varias maneiras de realizar testes de intrusão, cada uma delas terá uma eficiência diferente. Entre elas estão, a caixa branca (white box), caixa preta (black box) e caixa cinza (grey box).
Pentests de Caixa Branca, Preta e Cinza
Caixa Branca:
O teste de caixa branca é o Pestest mais completo, pois parte de uma análise geral, avaliando a infraestrutura da rede. Isso acontece, pois quando o hacker ético (ou pentester) tem conhecimento das principais informações da empresa, como senhas, longins, IPs, tipografia e todos os dados que são de respeito à infraestrutura de harware e software.
Com todas esses informações, simula o teste como se fosse um ataque feito de dentro da corporação, o teste consegue direcionar de maneira certeira o que precisa ser aprimorado sendo possível reorientar toda a infraestrutura da empresa.
Caixa Preta:
É um teste feito sem grandes informações sobre a empresa, o ataque é feito simulando o que seria mais próximo de uma invasão externa. Sem grande mapeamento de informações, atuará de de forma extremamente similar à de cibercriminosos, sendo um método eficaz servindo para ver a fragilidade de uma estrutura de rede.
Caixa Cinza:
Esse Pentest é recomendado, caso exista uma necessidade de contratar algum dos serviços anteriores. Pois da informações muito baixas comparada a caixa branca, tendo como base apenas as informações específicas que tem na empresa reforçando elas.
Outros tipos de Pentests
Além desses existem outros testes de intrusão que também podem ser realizados
- Serviços de rede: Realizando análises da rede da corporação, procurando a fragilidades que podem ser solidificados, sendo a avaliando configurações de firewalls, teste de filtragem stateful entre outros.
- Aplicação web: Uma analise extremamente detalhada e vulnerabilidades que são facilmente descobertas por base na busca de aplicações web.
- Cliente side: Neste software é possível explorar softwares, programas de criação de conteúdo e navegadores web nos computadores dos usuários.
- Rede sem fio: São feitos usando apenas as redes sem fio da empresa, sendo feitos protocolos de rede sem fio, pontos de acesso e credenciais administrativas.
- Engenharia social: Buscam informações dadas pelos próprios funcionários que são passiveis a roubo por meio de manipulação psicológica, na tentativa de induzir os colaboradores a passar itens que devem ser sigilosos.
Benefícios do Pentest
- Validar se a postura de segurança da corporação está adequada para lidar com ameaças atuais.
- Dar ao gestor de Segurança da Informação a experiência real de como lidar com uma intrusão.
- Feedback sobre as rotas com mais risco na organização.
- Os resultados ajudam os desenvolvedores a cometer menos erros.
- Pentest pode ajudar a conseguir mais orçamento.