A Apple é uma das maiores empresas de equipamentos eletrônicos e softwares do mundo, foi fundada em 1976, tendo como seus fundadores os estudantes Steve Jobs e Steve Wozniak.
O surgimento
Anteriormente à Apple, Steve Wozniak trabalhou na HP, emprego que o auxiliou a entender sobre engenharia de tecnologia e se tornou o primeiro desenvolvedor da empresa. Steve Jobs trabalhou um tempo como desenvolvedor da Atari, a gigante dos videogames que começou a dominar os fliperamas, junto de Nolan Bushnell.
Eles costumavam ir em um auditório do Centro de Aceleração Linear da faculdade. Em uma determinada ocasião o clube ficou bastante movimentado pois era o lançamento do Altair 8800, o primeiro computador pessoal do mundo. Muito usado como calculadora, ele era menor e mais rápido do que tudo o que existia na época. Foi quando Jobs percebeu que era o momento ideal para transformar sua garagem em uma empresa.
Quando Ronald Wayne, colega de Jobs na Atari ficou sabendo da iniciativa, foi convidado a participar, se tornando o terceiro sócio da Apple. Foi Wayne quem escreveu o primeiro contrato social da empresa. Para esse tal fim, eles precisavam de um nome, Steve Jobs sugeriu Apple e falou para os dois que, se não mostrassem sugestões melhores até o final do dia, o assunto estaria encerrado. E foi exatamente isso que aconteceu, Wayne se encarregou de desenhar o primeiro logotipo da companhia que era a imagem de Isaac Newton sentado sob uma macieira. Em primeiro de abril de 1976, nascia oficialmente a Apple.
Decolar da Apple
Os dois, junto com Ronald Wayne, desenvolveram um kit, o Apple I, de eletrônica que permitia que o cliente construísse sua própria máquina, inaugurando a empresa e a era de computadores pessoais. Eles queriam tirar o monopólio da computação das mãos da IBM, a maior empresa na época. Mas a empresa decolou depois do lançamento do Apple II em 77 que revolucionou o mundo da tecnologia, nessa época, Steve Jobs, convocou o publicitário Regis McKenna, da agência da propaganda da Intel, para criar o novo logotipo da Apple. Regis comprou um pacote de maçãs, cortou algumas e ficou observando as frutas por horas. Até que bolou um desenho. Jobs não gostou pois queria cores e, principalmente, uma mordida, uma brincadeira com a palavra “byte” e uma forma de garantir que as pessoas não confundissem o desenho com um tomate. Ganhando investidores com a criação do Apple II uma máquina que conseguia rodar programas gráficos, jogos eletrônicos e utilitários. Em ascensão, a equipe da Apple conheceu a Xerox em 1979 e passou a copiar seu sistema de interfaces que funcionava com mouse em novos projetos.
Enquanto continuava na linha do Apple II, a empresa começou a trabalhar na interface gráfica, que já havia sido desenvolvida anteriormente pela Xerox. Na época, A Microsoft estava trabalhando para a Apple, e Bill Gates conseguiu exemplares do Lisa (Primeiro computador com interface gráfica a ser lançado no mercado). O Lisa não fez muito sucesso, chegando a deixar a Apple no vermelho. Porem serviu de Base para o Macintosh, que fez muito mais sucesso. O Sistema operacional dele, MacOS, era o melhor da época, usando muito menos memória. O primeiro Macintosh surgiu em 1984, acompanhado pela propaganda com referência ao escritor George Orwell. Projetado por Jef Raskin, o computador teve interferência direta de Steve Jobs, que estimulou disputas entre a equipe do Mac e um computador concorrente, o Lisa, dentro da própria Apple. Apesar de ter popularizado o mouse e vir com o sistema operacional Windows, da Microsoft, o Macintosh não conseguiu conter o avanço do IBM-PC, seu principal concorrente. O licenciamento do Windows para os PCs também gerou brigas judiciais entre Jobs e o fundador da Microsoft, Bill Gates.
Em 1983, Steve Jobs contratou um executivo chamado John Sculley, vindo da Pepsi. Com as vendas desanimadoras do Macintosh e o estilo centralizado de gestão de Jobs, Sculley resolveu demiti-lo em 1985. Jobs foi criar a NeXT, para voltar a trabalhar com computadores, e auxiliou na criação da Pixar, um dos primeiros estúdios de animação a fazer um filme totalmente em 3D, com Toy Story.
John Sculley conseguiu fazer a Apple voltar a ter destaque até 1990. Com apostando em câmeras digitais e players e áudio. Sculley foi pioneiro nos dispositivos móveis sensíveis ao toque, lançando o Newton em 92. Michael Spindler assumiu a presidência em 93, ele ficou no cargo por pouco tempo e cedeu espaço à Gil Amelio em 1996. O novo presidente decidiu comprar a NeXT e, dessa forma, trouxe Steve Jobs de volta, primeiramente como consultor e aos poucos, e novamente assumiu uma posição de grande destaque na Apple.
Jobs fez a Apple ir além da computação pessoal, pois conseguiu evoluir a empresa em outras áreas. Em 2001, anunciou o MP3 player iPod junto com a loja iTunes. Em 2007, lançou o iPhone, fusão do iPod com um telefone celular, que ficou bastante popular com as superfícies sensíveis ao toque. Em 2010, apresentou um protótipo de iPhone que funciona como um tablet. Com isso surgindo o iPad, que provocou uma mudança na computação e oferecendo recursos multimídia sem precisar usar um teclado ou um mouse físico. Os produtos da Apple têm um alto custo no mercado, mas sem dúvida são sinônimos de qualidade e eficiência. Os fundadores da empresa, como Steve Wozniak, trabalham como conselheiros dos novos produtos.
Steve Jobs, trabalhou diretamente com a empresa até janeiro de 2011 quando o câncer o impediu de continuar as atividades. Em 11 de outubro de 2011 Steve Jobs morre aos 56 anos, deixando um legado extraordinário para a Apple e para toda a humanidade.
Atualmente
Apple está sendo presidida por Tim Cook, o homem escolhido por Jobs para assumir seu cargo. A Apple continua com seu trabalho excepcional inovando a cada ano, com seus equipamentos de alta performance e muita qualidade. Com o lançamento recente do Iphone XR, a empresa muitas outras novidades como AirPods 2 nova versão dos seus fones de ouvido sem fio outros MacBooks Pro entre muitas outras variedades de produtos com alta tecnologia e desempenho.