O IBM Watson é preparado para compreender dados de documentos, artigos, anotações feitas à mão, fotos, vídeos, desenhos, áudios, pdfs, páginas da internet, posts de redes sociais e etc. Trata-se de um sistema cognitivo que pode entender esses dados, aprender com eles e raciocinar a partir deles. A plataforma se vale da linguagem humana, da forma como ela se apresenta, e da inteligência artificial para analisar quantidades gigantescas de dados, fazer análises preditivas e fornecer respostas.
O que é Watson
A inteligência artificial criada pela IBM feita para ajudar profissionais, desenvolvedores, startups e empresas a construírem sistemas cognitivos que sejam capazes de melhorar processos, interações e ações. A equipe da IBM desenvolveu o Watson para participar de um programa de televisão americano, Jeopardy, em 2011, com o intuito de responder às perguntas. Watson venceu o desafio ao analisar 200 milhões de páginas de livros para responder, em segundos, às perguntas feitas.
A cognição constitui-se no processo que a mente humana opera para obter conhecimento a partir de informações recebidas. Com o avanço da tecnologia, essa capacidade passa a ser integrada a sistemas que podem aprender em larga escala e ajudar a sociedade em uma série de finalidades, desde o atendimento a clientes até ao combate a doenças graves. Watson é capaz de entender a linguagem, o jogo de palavras, o duplo sentido, a ironia e separa a informação relevante daquela “enrolação” que muitas vezes segue o raciocínio humano.
Como a IBM Watson pode ajudar a sua empresa
Muitas empresas da área de saúde, varejo, bancos e todas aquelas que têm que realizar atendimento a clientes, entre outras coisas, estão usando o IBM Watson para se reinventar.
- Conseguem tirar informações importantes, analisando milhares de documentos.
- Respondendo dúvidas, sejam elas de pesquisadores, do mercado, de clientes, do SAC.
- Revelar insights, padrões e correlações entre dados não estruturados.
- Realiza análises preditivas para descobrir a probabilidade de resultados futuros.
A tecnologia tem a capacidade para mudar completamente o comércio e a indústria. Na área de saúde, por exemplo, pode ajudar médicos a diagnosticar doenças e encontrar os medicamentos e tratamentos mais eficientes. Comerciantes podem usar o Watson para ajudar compradores a localizar exatamente o que estão buscando. Um turista pode se beneficiar de uma plataforma capaz de mapear as melhores opções disponíveis de destino e rotas de transporte.