Data Center

Conhecido como o sistema nervoso, o Data Center tem um pepel extremamente importante no ótimo funcionamento de uma empresa e em diversos serviços. Mantendo a empresa em excelente estado em seu cotidiano.

O que é um Data Center ?

O Data Center ou também chamado Centro de Processamento de Dados, é um ambiente criado para agrupar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores e outros.

A principal finalidade de um Data Center é assegurar a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma empresa, abrigar inúmeros servidores e bancos de dados, e exigir grandes quantidades de informações, os equipamentos que me sua maioria são montados em racks ou armários metálicos. Possuem proteção contra incêndios, além de sistemas de resfriamento dos racks, para manter uma temperatura estável. Geralmente ficam localizados em grandes galpões com acesso restrito de funcionários, por uma questão de segurança.

Os Data Centers devem conter alguns componentes para um excelente funcionamento. Veja abaixo quais são eles:

Segurança fisica: O Data Center precisa se equipar com mecanismos de segurança para restringir o acesso a pessoas não autorizadas, esses mecanismos geralmente são combinados de câmeras de segurança, vigilância armada e sistema de identificação. Para garantir a proteção física do local é necessário construir paredes, portas e janelas do Data Center com a finalidade de proporcionar segurança extra até mesmo contra desastres naturais.  Instalando gaiolas e armários para que com essas estruturas seja possível garantir mais segurança para switches, roteadores, discos rígidos, entre outros componentes.

Infraestrutura de rede: Para a infraestrutura de uma rede é fundamental oferecer os serviços de um jeito flexível e dinâmico, levando com sigo as tendências tecnológicas e de sustentabilidade que são determinadas. O Data Center deve possuir conexões links redundantes de diferentes fornecedores de backbone em uma estrutura de Autonomous System – AS. Esta infraestrutura tem o objetivo de garantir que os sistemas hospedados no Data Center permaneçam acessíveis, mesmo caso haja falhas em uma das conexões com a Internet.

Energia: Sendo quase impossível que o fornecimento de fonte energia seja constante, pois se houver oscilações, a eficiência de trabalho do centro de dados irá diminuir, o que pode causar confusões às empresas que contrataram o serviço. O Data Center deve garantir que não haja falta de energia e menos ainda oscilações em seu fornecimento que possam afetar os equipamentos. O sistema de fornecimento de energia é geralmente composto por equipamentos de no-breaks, geradores e alimentação por mais de uma subestação.

Refrigeração: A refrigeração tem como função manter a temperatura do ambiente nos níveis adequados, para que tudo funcione perfeitamente e sem oscilações muito grandes, o que é extremamente prejudicial para a operação do Data Center. Para garantir que a temperatura do ambiente esteja em níveis aceitáveis os equipamentos de refrigeração deve ser redundante.

 

Prevenção contra incêndios: O Data Center necessita conter um sistema que impedi e previna que os equipamentos sejam danificados por incêndios. O sistema de combate e prevenção contra incêndios pode ser composto de sistema de detecção de fumaça, extintores, gases inibidores e procedimentos de brigadas de incêndio.

 

Para que um Data Center seja projetado de maneira segura, seguindo todas essas exigências é extremante importante ter uma equipe especializada e confiável. A TahTec está a 10 anos no mercado fazendo serviços de implementação completa de Data Center.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *