Entenda de uma vez por todas o que é Firewall

Todos nós compreendemos que a internet não é um lugar livre de perigos. É por esse motivo que é importante conhecer e utilizar instrumentos de proteção para seus dispositivos e sua rede. O firewall é uma ferramenta que impede o acesso às portas e janelas do computador e, assim, impede a entrada de invasores, é um dos métodos mais antigos de proteção em termos de tecnologia. Esse dispositivo sofreu inúmeras transformações ao decorrer dos anos para oferecer uma melhor segurança diante de ameaças cada vez mais complexas, mas continua sendo uma das barreiras mais usadas e recomendadas pelos especialistas.

O que é firewall?

Firewall é um recurso de proteção fundamentada em hardware ou software que analisa os pacotes de internet, são usados para proteger uma rede, este recurso evita a entrada e saída de informações sigilosas pois controla a transferência de dados do computador através da internet, prevenindo a emissão de documentos privados à rede. Para ser mais claro, o firewall compara as informações enviadas e recebidas com as configurações de segurança feita pelo administrador e autoriza ou bloqueia os pacotes de dados. Esse método é chamado de “filtragem de pacotes”, já que a ferramenta realiza exatamente essa função de impedir os pacotes de dados que não foram configurados na lista de permissões.

Como o firewall funciona?

O firewall age como uma espécie de barreira que examina quais dados podem passar ou não, pode ser configurado para bloquear todo e qualquer tráfego no computador ou na rede. Caso tenha algum risco para o sistema, o firewall impedirá o visitante de ter acesso e de prosseguir suas ações. Isso ocorre porque, uma vez que os filtros do firewall forem estabelecidos, toda comunicação que não permaneça de acordo com o que foi atribuído passa a ser bloqueada.

Tipos de firewall

O trabalho de um firewall pode ser feito de várias formas. O que motiva um determinado procedimento são fatores como critérios do desenvolvedor, necessidades específicas do que será protegido, características do sistema operacional que o mantém e estrutura da rede. O firewall aplica um conjunto de normas de segurança de rede para definir se aceita ou nega determinado acesso. E esse motivo que você deve conhecer os diferentes tipos de firewall.

Os 3 principais tipos de firewall conhecidos no mercado

1 –  Filtragem de pacotes

Este tipo de firewall consiste na ação de controle seletivo do fluxo de dados que chega e sai de um segmento de rede, o procedimento de filtragem de pacotes é ideal para redes pequenas, já que fica complexa quando implementada em redes maiores.

2 –  Inspeção de estados

Chamado também de inspeção de dados, é uma poderosa arquitetura de firewall que analisa os fluxos de tráfego de ponta a ponta na rede, trabalham fazendo uma espécie de comparação entre o que está acontecendo  e o que é proposto para acontecer, criando modelos cabíveis que são usados para manter a comunicação, ele acompanha o estado das conexões e bloqueia os pacotes que não estão de acordo com o estado destinado.

3 –  Firewall de aplicação

Também conhecido como proxy de serviçosage como mediador entre um computador ou uma rede interna e externa, eles podem proteger os recursos de rede de forma eficaz filtrando as mensagens, mascarando seu endereço IP e limitando os tipos de tráfego. Para as grandes empresas, os firewalls de aplicação oferecem a mais perfeita experiência na internet e procedem nas melhorias de performance da rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *